O ex-deputado estadual e ex-candidato ao Governo do Estado, Capitão Contar, está perto de acertar a filiação ao Partido Progressista (PP).
Nesta quinta-feira, o ex-deputado esteve em Brasília, onde se encontrou com a líder do partido, senadora Tereza Cristina, para afinar detalhes da filiação.
Contar tem o desejo de se candidatar ao Senado, mas terá que entrar em uma disputa com os filiados ao partido que também querem o mesmo cargo: Gerson Claro (PP) e Marcelo Miglioli. Além disso, ainda tem como concorrentes outros candidatos do mesmo grupo político.
A Senadora Tereza Cristina, garantiu candidatura de Contar a deputado federal, mas explicou que a disputa pelo Senado passará por uma construção junto com partidos aliados.
Tereza avisou ao grupo que gostaria de eleger um senador no PP, mas entende que tudo passará por um acerto na construção da majoritária, composta por governador, vice, dois senadores e suplentes.
Embora tenha um acerto prévio, a filiação de Contar ainda não foi oficializada. Antes do PP, ele tentou convencer Jair Bolsonaro (PL) a apoiá-lo ao Senado, mas não recebeu aval.
Pesquisas
O ex-deputado apareceu bem em duas pesquisas divulgadas nesta semana. Para o Senado, segundo o Ipems, ocupa a terceira posição
Reinaldo Azambuja lidera com 18,07%; seguido pelo senador Nelsinho Trad (PSD), com 14,26%; e Contar, com 13,61%.
O ex-deputado também apareceu bem na pesquisa para o Governo, realizada pelo Instituto Paraná.
No primeiro cenário, Eduardo Riedel aparece com 40,3%; seguido por Tereza Cristina (PP), 25,5%; Capitão Contar (PRTB), 13,6%; Fábio Trad (PSD), 6,4% e Marcos Pollon (PL), 3,4%. Não sabe ou não respondeu, 3,8%. Outros 6,9% declararam voto branco ou nulo.
No segundo cenário, Riedel chega a 50,1%; seguido por Contar, 19,05%; Fábio Trad, 8,7% e Marcos Pollon, 6,7%. Outros 6,2% não responderam e 8,8%, branco ou nulo.
ims